Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Homenagem ao meu pai.

homenagem 13/08/2012 - 09h52

O homem mais importante da minha vida

Olho para ele hoje, já quase com 80 anos e as marcas em sua pele contam histórias que não se podem exprimir
    Compartilhar
    O HOMEM MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA



    Solange Guimarães

    Deu um apagão aqui na minha cabeça quando decidi escrever alguma coisa para o Jornal sobre o Dia dos Pais.

    Tenho, como referência, o meu próprio pai. Eu olhava para o computador e via os momentos em que ele estava sempre perto de mim, momentos bons e momentos ruins também. Meu pai sempre estava lá.

    Olho para ele hoje, já quase com 80 anos e as marcas em sua pele contam histórias que não se podem exprimir. Confesso que quando é para falar de pai, eu engasgo, porque não há palavra alguma para definir que sentimentos ele me causa.

    Fico olhando para ele enquanto escrevo isto e observo como, mesmo com essa idade, já lutando pela sua recuperação de muitas cirurgias e tratamentos contra o câncer, ele tem que aturar os problemas que alguns filhos, já crescidos, lhe causam. Além disso, o que ele tem que enfrentar externamente. Penso milhões de coisas, principalmente, que ele é um guerreiro. Age sempre com firmeza e resolve problemas dos outros, problemas que não são dele com uma sabedoria que só a idade, o tempo, e as lições bem aprendidas, lhe trouxeram.

    Meu texto aqui está todo baseado em interpretações do momento atual, já que o apagão criativo não apagou minha visão, minha sensibilidade, e minha crítica acerca do que está acontecendo.

    Eu queria falar dessas coisas que todo mundo fala. Que o pai é isso, que o pai é aquilo, elogios e poesias, a história do dia dos pais... Sem falar do meu pai em particular, mas eu não consigo. Eu só consigo olhar para o meu pai porque é ele que me importa no momento. É ele quem luta todos os dias para dar provimento a toda a família, mesmo tendo um pouco que se multiplica na dificuldade que passamos... Pois, não temos vida de príncipes e princesas, mas, nada nos falta. Nem a nós, nem a sugadores que fazem da sua boa vontade, motivos para explorá-lo.

    Quantos pais, idosos, a esta hora não estão sendo explorados por certos filhos e sugadores externos? Agora, sim... Consegui sentir a dor dos outros pais.

    Foi por isso que, sem palavras para definir o que sinto pelo meu pai, entrei numa rede social, em busca de inspiração, porque tem coisas que pegam a gente de um jeito, como uma enxurrada, e aí, resta-nos gritar por socorro.

    Encontrei vários alunos e saí perguntando: “o que você diria para seu pai hoje?” Alguns perguntaram: “Por quê?” sem responder, outros responderam: “Eu te amo”, perguntando: “Por que”?

    Se eu tivesse que escrever também alguma coisa para o meu pai, ou dizer alguma coisa para ele eu diria: “EU TE AMO” sem saber explicar o porquê. Mas, teve um de meus alunos que sem perguntar: “por que?” foi logo dizendo:

    “Eu diria para meu pai o seguinte:

    Que ele é o homem mais importante da minha vida

    que tudo que ele faz por mim não se expressa com palavras

    e eu nunca vou conseguir retribuir o carinho, o cuidado, o esforço pra que ele faz pra que eu me sinta bem, pra que eu seja feliz

    e que eu amo ele, muito, muito de verdade!”

    Fiquei tão emocionada por ele dizer o que eu nem sequer, com anos e anos de escrita fluente, conseguiria, que resolvi mencioná-lo como meu ajudador, o jovem que conseguiu dizer exatamente o que estava se passando dentro de mim, e que eu acho que é o que todo filho agradecido gostaria de dizer ao seu pai hoje e sempre!

    Então, como ele é o gênio da lâmpada que aliviou o apagão de minha cabeça, pedi-lhe permissão para mencioná-lo no Jornal e de imediato ele aceitou. Ele é o Elijúnior Souza, aluno do “3° ano dois” do Colégio Marista de Aracati.

    E, para o meu pai, meu mais sincero “Eu te amo” Sem saber o porque... Simplesmente, porque ele é o homem mais importante da minha vida!

    Um comentário:

    1. Texto integral publicado no Caderno Jornal do Leitor do jornal O POVO. Link:http://www.opovo.com.br/app/jornaldoleitor/noticiassecundarias/homenagens/2012/08/13/noticiajornaldoleitorhomenagens,2898528/o-homem-mais-importante-da-minha-vida.shtml

      ResponderExcluir