Pesquisar este blog

domingo, 22 de julho de 2012

Livro BASE AÉREA DE FORTALEZA - Contos Memoriais de Albertina - vira notícia no Jornal O Povo On Line.

Artigo 22/07/2012 - 08h52

Base Aérea de Fortaleza -Contos Memoriais de Albertina

O livro está à disposição no Clube de Autores em forma impressa e e-book. https://www.clubedeautores.com.br Vale pena conferir!
notícia 0 comentários
Compartilhar
 Solange Guimarães

De capa branquinha, um Xavante (T-26) indo e um Bandeirante (C-95) vindo; este livro marca a história de duas fases da Base Aérea de Fortaleza narradas por Albertina, narrador personagem do romance que tem por título BASE AÉREA DE FORTALEZA e por subtítulo: Contos Memoriais de Albertina. Nesse romance a autora Solange Guimarães conta pela voz de Albertina a troca de dois esquadrões muito importantes para a FORÇA AÉREA BRASILEIRA e para a história da participação do Ceará, principalmente na Segunda Guerra Mundial e do Correio Aéreo Nacional.
No primeiro momento resalta a formação dos líderes de aviação de caça que durante muitos anos foi sediado em Fortaleza e no segundo momento, a troca do Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação, Esquadrão Pacau, pelo Esquadrão Rumba: Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação - aviação de transporte de cargas, passageiros, etc., que hoje está sediado em Fortaleza no lugar do primeiro. A personagem Albertina fala de todas as coisas que encontra no dia a dia da "BAFZ" que vai além da história, ou seja, conta como é feito o Controle do tráfego no Espaço Aéreo, isso inclui: telecomunicações, radares, meteorologia, entre outros assuntos, tudo isso em forma de contos, como se a mesma estivesse escrevendo em um caderno de memórias. Solange tenta prender o leitor numa trama original, como uma conversa, de forma real e com uma linguagem simples, fácil de entender.
Há muitas passagens de conflito, aventura e realização na vida de Albertina que começa criticando o pensamento machista de que mulher não podia ser aviadora e termina vendo além, mulheres dominando a aviação, em especial a aviação de caça - coisa que hoje é uma realidade. Uma obra de ficção com fundamento histórico que traz ainda passagens onde se mencionam tribulações passadas por aviadores em vôo, numa aventura que se acaba no Aeroporto de Aracati. Dá ênfase a uma festa tradicional da FAB para o povo: "Portões Abertos" nas duas fases, e, conta com a participação especial de Waldonys, músico e aviador. É tão real que nem parece ter mensagem histórica!
O livro está à disposição no Clube de Autores em forma impressa e e-book. https://www.clubedeautores.com.br
Vale pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário